Links e Indicações

LIVRO: 

O GRANDE IRMÃO: DA OPERAÇÃO BROTHER SAM AOS ANOS DE CHUMBO 

de Carlos Fico 

Reprodução da capa do livro de Carlos Fico.

Esta obra traz à tona a real participação dos Estados Unidos durante a ditadura militar no Brasil. Carlos Fico aponta o general brasileiro que era o contato entre o então futuro presidente Castelo Branco e o governo de Washington para a entrega de armas, munições e combustível durante o golpe de 64. O grande irmão relata episódios sombrios, lances de suborno e traz revelações chocantes como a instalação de equipamento de detecção de explosões nucleares, sem o conhecimento do governo brasileiro, em base militar operada pelos EUA secretamente no Brasil. 

———————————————————————————————-

DOCUMENTÁRIO:

O Documentário “Jango” foi lançado em 1984 e, além de esclarecer vários pontos sobre o golpe militar e os motivos que levaram João Goulart a se exilar, conta com a participação do repórter Marcos Sá Corrêa que fala sobre a Operação Brother Sam. 

Capa do Documentário

Reprodução da capa do documentário Jango.

Ficha técnica: 

Direção: Sílvio Tendler
Roteiro: Maurício Dias e Sílvio Tendler 

Fotografia: Lúcio Kodato
Trilha-sonora: Milton Nascimento e Wagner Tiso
Som: Geraldo Ribeiro
Montagem: Francisco Sérgio Moreira
Produtores associados: Denise Goulart e Hélio Paulo Ferraz 

  

Vinte anos após o golpe militar, o cineasta brasileiro Sílvio Tendler lança “Jango”. Apesar desse título, o documentário vai além da história de vida do ex-presidente João Goulart, abrangendo também o cenário político brasileiro dos anos 60. 

A trama desenrola-se através de depoimentos e entrevistas de pessoas como Leonel Brizola, Frei Betto e Magalhães Pinto. O jornalista Marcos Sá Côrrea também faz uma pequena aparição, explicando o que era a Operação Brother Sam. As declarações dele são ilustradas com imagens de navios, documentos e munições. 

“Jango” foi premiado nos Festivais de Havana e Gramado. 

Assista a participação de Marcos Sá Côrrea no documentário: 

http://www.youtube.com/watch?v=ZDfY4bvSgvA 

———————————————————————————————-

LINKS:

http://www.lbjlib.utexas.edu/ – Site da Biblioteca e Museu Lyndon Johnson na qual foram encontrados documentos referentes à Operação Brother Sam.  

http://veja.abril.com.br/151097/p_040.html – Entrevista com o ex-embaixador norte-americano Lincoln Gordon publica na Revista Veja em 1997. Gordon revela detalhes sobre a participação dos Estados Unidos no golpe militar no Brasil. Inclui ainda transcrições de algumas conversas.  

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1519 – Entrevista com Marcos Sá Côrrea publicada na Revista de História da Biblioteca Nacional em abril de 2008. Nela o jornalista relata, entre outras coisa, como desvendou a Operação Brother Sam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: