Documentos

“Espero que os visitantes que aqui vierem possam adquirir uma compreensão mais íntima do funcionamento da Presidência, que afeta tão profundamente as suas próprias vidas.” Lyndon Baines Johnson

A biblioteca de Lyndon Baines Johnson reúne em seu acervo aproximadamente 31 milhões de registros do presidente que a nomeia. Entre esses arquivos estão cópias de documentos que Marcos Sá Côrrea utilizou para escrever a reportagem sobre a Operação Brother Sam.
A Biblioteca localiza-se na Universidade do Texas.

Alguns documentos reveladores e seus conteúdos:

Um dos documentos que, apesar de partes censuradas, confirma a existência da Operação Brother Sam.

Documento escrito por Lincoln Gordon que tinha entre seus destinatários, entre outros, os Secretários de Defesa e Estado (Robert McNamara e Dean Rusk) e o Diretor da CIA (John McCone). Gordon explana sobre a situação brasileira e descreve ações de João Goulart. Na sua própria avaliação, antecipa que Jango tomaria o poder de forma ditatorial, com ajuda do Partido Comunista Brasileiro.

Documento do dia 29 de março de 1964 enviado por Lincoln Gordon. Nele, o embaixador refere-se ao carregamento de armas que seria necessário para o golpe.

Documento da Agência Central de Inteligência (CIA) do dia 30 de março de 1964. Apesar de algumas partes censuradas, é possível perceber a previsão de que as forças anti-Goulart faria uma “revolução” em alguns dias. Segundo o documento, ainda, a revolução não seria rápida, mas sim sangrenta.

Telegrama de Dean Rusk para Lincoln Gordon. O Secretário de Estado envia uma lista de decisões tomadas na Casa Branca – entre elas, o envio de navios petroleiros para Santos (BR) entre os dia 8 e 13 de abril de 1964.

———————————————————————————————-

Outras fontes: ALMEIDA, Paulo Roberto de; ROGIDO, Francisco; BARBOSA, Rubens Antonio (Organização). Guia dos arquivos americanos sobre o Brasil – Coleções documentais sobre o Brasil nos Estados Unidos. 2002.

Deixe um comentário